“sonkei suru hito” (A pessoa que você admira.)

“Sonkei suru hito” significa em japonês, “a pessoa que vc admira”.

Na sexta série do ensino fundamental do Japão, foi feito um trabalho onde tínhamos que responder a pergunta: QUEM É A PESSOA QUE VOCÊ MAIS ADMIRA?
Eu não sabia dizer quem era a pessoa mais admirável que já havia conhecido em toda a minha vida. Não conseguia pensar em alguém que realmente me fizesse pensar “Nossa, que pessoa admirável!”
As outras crianças falavam, “meu pai; minha mãe; artista tal; escritor tal; personalidade tal…”. Eu no entanto não pensava em ninguém, exceto uma menina que estudava comigo.
Esta menina era pequenininha, sempre muito alegre, cheia de energia, amiga de todos, inclusive dos meninos quando era uma época em que meninos e meninas eram praticamente inimigos (uma guerra dos sexos que eu não compreendia e odiava). Ela desenhava bem, cantava bem, ia muito bem nos esportes (coisa que eu sempre fui muito ruim), tocava piano maravilhosamente bem e ainda por cima ia muito bem nos estudos. Tinha um irmão mais velho que era igualmente bom “em tudo” assim como ela. Uma fofa, uma linda. Então decidi que era ELA quem eu admirava.
Todos da escola ficaram pasmos. Me criticaram. Caçoaram de mim por eu achar a colega de sala mais do que meus pais ou qualquer outro adulto.
Olhando para trás entendo. Na minha visão de criança, tudo aquilo que ela fazia de bom, eram coisas que eu queria ter/ ser. Achava importante para minha vida tudo aquilo, e ninguém que eu conhecia fazia tão bem quanto ela. Então, bom, era automático considerá-la como admirável.
Depois de adulta tive o prazer de encontrá-la novamente. Ela continua pequenininha e muito experta como sempre. Linda, linda de viver!
Não sei muito da vida pessoal dela, mas creio que muitas coisas boas ela deve ter realizado. Hoje em dia trabalha como enfermeira e eu continuo admirando-a.
Mas aquele sentimento de injustiça sempre volta em mim quando penso o quanto tive que ouvir dos meus coleguinhas por ter escolhido ela para admirar…. Poderia ser inveja talvez, por ter escolhido ela e mais ninguém? Não sei. Mas se tivesse a chance de mudar este episódio com o conhecimento de hoje (só um devaneio aqui, pensando se existia uma forma de não ter sido humilhada e ter passado por todo aquele sofrimento desnecessário), eu falaria ao invés da coleguinha, o  polímata Leonardo da Vinci.
Leonardo_self.jpg
Leonardo da Vinci segundo o Wikipédia:
Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de1452 — Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor,anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.[5] É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.[6] Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.
Para quem quiser saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci
Espera… só salientando aqui:
“… se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor,anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.”
Acho que essas múltiplas habilidades me atraem, definitivamente.
Não deixando de admirar a menina mas, desta forma seria muito mais respeitada afinal, quem não respeita um cara como Leonardo da Vinci?
Simplesmente admirável….
Beijomedesligo x_x
Deixe um comentário

